Psicólogos e pacientes podem ser amigos?
Podem.
Desde que ambos tenham maturidade suficiente para conhecer os limites da influência do seu papel na vida outro. Portanto é uma questão que exige maturidade e reflexāo.
Quais os limites da relação terapêutica?
Questões delicadas.
Mas que merecem esclarecimentos.
Nós, Psicólogos, podemos ser amigos de nossos pacientes?
No sentindo estrito da palavra, amizade significa:
Amizade é a relação afetiva entre os indivíduos. É o relacionamento que as pessoas têm de afeto e carinho por outra, que possuem um sentimento de lealdade, proteção etc.Fonte: https://www.significados.com.br/amizade/. Acesso em 15/01/2021
Considerando o pressuposto acima, o Psicólogo deve manter com seu paciente um relacionamento AMISTOSO e CORDIAL, pautado pelo respeito, pela ética, pela coerência e pelos bons princípios, conforme salienta nosso código de ética profissional do Psicólogo.
“Art. 2º – Ao psicólogo é vedado:
j) Estabelecer com a pessoa atendida, familiar ou terceiro, que tenha vínculo com o atendido, relação que possa interferir negativamente nos objetivos do serviço prestado; ” – Código de Ética Profissional do Psicólogo.
Devemos observar que o Psicólogo é um profissional, cujo olhar sobre o problema do paciente é mais técnico, mais impessoal, o que não ocorre em uma relação de amizade. O Psicólogo está mais próximo de ser um \”professor\” do que ser um \”amigo\”.
Logo:
Os Psicólogos devem colocar a necessidade emocional do paciente acima das necessidades pessoais, e imprimir uma postura técnica/profissional/ética no acolhimento de seu paciente.
Exemplificando:
O Psicólogo certamente não vai acompanhar o paciente numa balada, nem em um velório.
Mas vai demonstrar, por meio de comportamentos, falas, devolutivas se a postura do paciente foi correta ou inadequada. Vai acolher a dor do paciente que perdeu alguém e certamente vai ficar satisfeito com os progressos que este vem demonstrando ao longo da Psicoterapia.
Diferente do amigo, que está sempre do lado \”pro que der e vier\”, O Psicólogo terá uma postura amistosa, porém com o distanciamento emocional para fazer as observações necessárias.
Imaginemos o seguinte caso:
Um paciente está desenvolvendo o hábito de abusar do álcool.
Os amigos certamente (os bons amigos, claro), vão apontar isso dando conselho do tipo \”você não pode ser assim\”, \”isso te faz mal\”, \”deixe de beber\”, etc.
O Psicólogo vai ajudar a pessoa a compreender porque está adquirindo este hábito e ajudar a pessoa a reverter esta situação. Vai analisar todo o contexto, presente e passado e alinhar metas para o futuro. E cobrar resultados.
Uma vez que o Psicólogo é pago para cuidar do estado emocional do paciente, vai impor mais, exigir mais, cobrar mais, obedecendo os limites do paciente, claro.
Mas é certo que nenhum Psicólogo vai \”passar pano\” em comportamentos destrutivos que o paciente esteja apresentando.
Faz parte da nossa formação e da nossa ideologia colaborar para que as pessoas tenham uma vida mais harmoniosa, e alguns comportamentos destrutivos claramente levam o paciente na direção oposta.
Não podemos deixar isto acontecer. Vamos intervir, apontar direções mais saudáveis para resgatar a pessoa da destrutividade.
Mas nem sempre o paciente aceita bem estas intervenções, coisa que os amigos as vezes, deixam passar. Nestes casos, nada podemos fazer. O paciente escolhe se prefere continuar em tratamento, ou levar uma vida destrutiva.
Este é o limite de intervenção, o que nos diferencia dos amigos.
O comportamento amigável do Psicólogo
É obvio que o Psicólogo pode ter um comportamento amigável com seu paciente, desde que isto não interfira na relação terapêutica. (Não tem nada pior do que um Psicólogo carente, tentando forçar uma amizade com cliente).
Psicólogos podem sim, tomar um cafezinho rápido na padaria da esquina em companhia do cliente, desde isso não interfira de jeito nenhum no tratamento.
Psicólogos podem sim, falar sobre episódios da sua vida pessoal, se perceberem que isto irá ajudar o paciente, ou aumentar a credibilidade da sua experiência profssional, desde que sejam comentários rápidos, pontuais e que tenham alguma relação com o que o paciente está trazendo.
Por exemplo: podem falar sobre sua formação, sobre casos que atendeu (sem expor pessoas), cursos que fez, dar dicas de viagens para a pessoa se distrair e relaxar, etc.
Muitas vezes o paciente quer saber QUEM é a pessoa que está por trás do psicólogo.
Eu não tenho problemas em compartilhar isso, afinal estou atuando em uma abordagem mais humanizada e seria absurdamente deselegante responder que "isso não vem ao caso".
Porém, se nossas ideologias pessoais podem deixar o paciente desconfortável, é de bom tom ocultar. Aqui entra a sensibilidade profissional para saber quando e o que compartilhar com o paciente.
Por exemplo: se minhas convicções pessoais sobre religião/política/economia/esportes podem interferir atendimento, eu prefiro omitir e dar uma resposta elegante e evasiva, sem mentir, nem chocar.
Prefiro compartilhar com o paciente apenas aquilo que diz respeito à minha formação profissional, e de que forma isto pode ajudar no seu tratamento.
No entanto, não vejo problema em compartilhar com o paciente que, assim como ele, eu também quero viver em um mundo melhor, com menos desigualdade social; onde todos tenham acesso à saúde, educação, qualidade de vida.
Também não vejo problema em compartilhar noções básicas de ética, educação, cidadania e justiça.
Se eu acredito que é errado praticar homofobia, xenofobofia, pedofilia, racismo, etc. vou compartilhar isso, sim! Faz parte da minha formação profissional, mas sobretudo, estes valores são meus, já eram meus antes de eu ser psicóloga.
O que esperar de um Psicólogo?
Psicólogos podem sim, se emocionarem com o relato do paciente, MAS, não podem deixar isso transparecer. Nunca.
Por isso precisamos fazer Psicoterapia, supervisão e cuidar da nossa vida pessoal, para que os relatos não nos abalem a ponto de impossibilitar o trabalho.
Psicólogos podem emitir opinião, sim, desde que sejam pertinentes ao que o paciente está trazendo e se o paciente pedir. Opinião pessoal, nunca, jamais se estiver fora do contexto.
Por exemplo: Muitos pacientes perguntam minha opinião pessoal sobre a COVID-19. Eu me sinto confortável para falar sobre o que penso, de que forma isto causa impactos emocionais e compartilhar esperanças de que a vacina possa trazer benefícios, mas SEMPRE aproveito para devolver a pergunta ao paciente e vincular o assunto à sua demanda pessoal (ou seja, voltar para a queixa), levando a uma reflexão e análise mais ampla sobre a situação.
Psicólogos podem sim, abraçar alguns pacientes em algumas situações (desde que TODOS sintam-se confortáveis com isso).
Eu particularmente deixo esta iniciativa a critério dos pacientes. Mas confesso que são circunstâncias muito raras e pontuais. Em tempos de pandemia, não, nunca.
Leia também Psicólogo: saiba o que esperar, A Relação cliente terapeuta., Livre-se do perigo de confundir um psicólogo com um \”amigo\”
O que NÃO esperar de um Psicólogo?
Com o avanço da Psicologia no Brasil e no mundo, as pessoas estão buscando mais por Psicólogos em São Paulo, e em todo o território nacional.
Porém, nem todas pessoas que procuram por ajuda psicológica compreendem os limites da nossa profissão.
Algumas pessoas confundem psicólogo com amigo, com conselheiro, com professor, ou mesmo com substitutos para figuras parentais (pai, mãe, irmão, marido, esposa, etc..)
Convém esclarecer que:
Nossa relação é profissional. Portanto:
Psicólogos nem sempre estarão disponíveis, a qualquer hora, em qualquer local, o Psicólogo geralmente tem uma agenda lotada, horários apertados, e quando não está atendendo, está lendo, fazendo relatórios, recibos, pagando contas, ou simplesmente vivendo, sendo ele mesmo (dando atenção à sua vida particular).
Na medida do possível, nós encontramos um encaixe para ouvir o paciente, especialmente aqueles que estão em situação de risco de vida.
Precisamos de tempo e espaço para nos dedicar às nossas atividades pessoais, para que ganhemos força para prosseguir em nossa jornada profissional. Precisamos (como todo ser humano) cultivar nossa rede particular de afetos, nossos interesses pessoais.
Psicólogos nem sempre concordarão com você: (alguns amigos sempre estarão ao seu lado). O Psicólogo (assim como um professor) estará sempre do lado do que ele entende que seja melhor para o paciente, mesmo que naquele momento o paciente discorde.
Defendemos o bem-estar emocional a longo prazo e a qualidade de vida, o que nos leva a discordar de algumas posturas que o paciente tenha no momento imediato, por exemplo:
Se o paciente afirma que não quer estudar, e prefere passar o dia jogando videogame, nenhum psicólogo em sã consciência vai concordar com isso, exceto em situações muito especiais.
Psicólogos nem sempre serão dóceis: as vezes é preciso falar coisas desagradáveis, usando uma linguagem delicada. É preciso medir palavras, mas existem coisas que precisam ser ditas, usando todos os termos técnicos e sutilezas possíveis. E nem sempre estas coisas agradam. Mas são necessárias (os amigos muitas vezes não dizem, ou dizem da pior forma).
O que o Psicólogo espera do paciente?
Certamente esperamos do paciente:
Comprometimento consigo mesmo(a):
Nós, psicólogos levamos o comprometimento com o tratamento muito a sério. E sabemos reconhecer quem está comprometido e quem não está.
Isto significa: não faltar às sessões, e se possível avisar quando precisar faltar; Ler aquilo que sugerimos; fazer as tarefinhas que sugerimos, etc…
Empatia mínima:
sim. Lembre-se que o Psicólogo também é humano, e também pode cometer pequenos erros, atrasos, pode eventualmente esquecimentos.
Na maioria das vezes, estes lapsos são corrigidos ou compensados de alguma forma.
Ética:
Embora a ética seja uma atitude esperada da parte do Psicólogo, certamente esperamos o mesmo do nosso paciente.
Esperamos que o paciente não distorça nossas palavras, não use nosso trabalho para fazer mal às pessoas, não fale mentiras a nosso respeito, não faça calúnias ou difamações.
Estas atitudes extrapolam o limite do atendimento terapêutico e podem, muitas vezes, parar na justiça.
Leia também:
Fonte:
https://crppr.org.br/nota-tecnica-do-crp-pr-orienta-divulgacao-de-atendimento-social/
Leia também:
Texto produzido pela: Psicóloga SP: Maristela Vallim Botari CRP-SP 06-121677.
Não existe distância entre a Psicologia e você.
Endereço
Av. Paulista, 2001 – cj 1911 Bela Vista, São Paulo/SP
CEP 01311-000 - Próximo ao Metrô Consolação
Whatsapp (11) 95091-1931
Psicóloga experiente - Há mais de 12 anos atendendo Crianças, Adultos e Casais.
Maristela é uma psicóloga online e presencial, que atende na Av. Paulista, 2001, Bela Vista, São Paulo.
Ao longo de mais de 12 anos, vem oferecendo sessões de psicoterapia com acolhimento humanizado para:
Atualmente a Psicóloga SP, Maristela oferece Tratamentos Psicológicos
Acolhendo todas pessoas que procuram tratamentos psicológicos para lidar com problemas emocionais e psicológicos.
Com sua experiência e treinamento em psicologia clínica, a Psicóloga SP Maristela trabalha com uma abordagem humanizada e integrativa, adaptando sua terapia às necessidades individuais de cada cliente.
Uma das principais vantagens de trabalhar com Maristela é sua disponibilidade e flexibilidade de horários, o que permite aos clientes agendar sessões de terapia em momentos convenientes para eles.
Além disso, A consulta com a Psicóloga pode ser Online ou presencial em SP, na Bela Vista.
Sua terapia online permite que pessoas de qualquer lugar do mundo acessem seus serviços de terapia, desde que tenham uma conexão confiável à internet.
Já a Terapia presencial permite um contato mais direto e efetivo entree a Psicóloga e o paciente.
Como funciona a Terapia com a Psicóloga:
A partir da 1ª sessão, a Psicóloga trabalha com o cliente em sessões regulares para ajudá-los a explorar seus pensamentos, emoções e comportamentos, identificar padrões disfuncionais e desenvolver novas habilidades para lidar com seus desafios.
O acolhimento humanizado é uma das características da Psicologia sem Fronteiras, que busca ajudar pessoas em todo o mundo a lidar com problemas emocionais.
A Ajuda emocional diferenciada, vai favorecer a compreensão dos pontos cegos da sua vida, e certamente você descobrirá talentos para lidar com várias situações e não perder mais tempo com relações fracassadas.
As Sessões de Psicoterapia oferecidas incluem terapia infantil, terapia de casal e terapia individual.
Abordagens teóricas a Psicóloga utiliza
Focada em identificação modificação de:
crenças - sobre si mesmo, o mundo, e o futuro;
comportamentos que lhe trazem prejuízos.
Como material de apoio utilizo a música, os filmes, leituras, desenhos, pinturas, etc...
Preço da consulta com a Psicóloga
O preço da sessão de Psicoterapia com a Psicóloga neste consultório está disponível na Tabela de Preços, onde também é possível agendar atendimento presencial ou terapia online.
Se você está procurando por uma psicóloga online, ou presencial em São Paulo e está considerando trabalhar com Maristela Psicóloga, agende uma sessão no botão abaixo:
ℵ
Caso a agenda não mostre um horario adequado às suas necessidades, você pode entrar em Contato direto pelo whatsapp (11) 95091-1931 e agendar sua sessão de terapia direto com a Psicóloga.
Quando procurar Psicóloga SP?
Quando perceber que está em um nível de estresse acima do suportável.
Sabe aquele momento em que você está sentindo que não vai dar conta sozinho (a)?
Ou quando está passando por um fase de grande ansiedade?
Ou ainda quando você brigou com uma pessoa muito querida e não encontra o caminho para reatar ou romper de vez?
Ou Precisa tomar uma grande decisão?
Ou Passou por um momento de rejeição, de solidão, de abandono, de ingratidão?
Saiba exatamente quando é hora de procurar terapia.
Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema psicológico, convido a vir conhecer meu trabalho, ou indicar a quem precisa. Saiba como agendar uma sessão com a Psicóloga. A psicoterapia serve para para que as pessoas tenham ajuda emocional, apoio psicológico para lidar com problemas da vida em geral, como ansiedade, depressão, fim de relacionamento, luto, amor patológico, dificuldade de relacionamento, etc.
Oferecendo apoio para: lidar com sofrimentos emocionais, sentimento de culpa, baixa autoestima, carência afetiva, dependência emocional desmotivação, estresse, dificuldade de comunicação, Dificuldade de Relacionamento, resgatar amor próprio, dificuldade de demonstrar afeto, dificuldade de esquecer um amor.
Quando procurar terapia: O momento certo para buscar ajuda psicológica
Apresentam Dificuldade de Relacionamento
Alimentam lembranças de mágoas passadas
Dificuldade em superar um término de relacionamento;
Querem aprender Como Esquecer Alguém
Dificuldade em lidar com pessoas difíceis
Praticar Comunicação não Violenta
Querem manter um relacionamento feliz
Precisam se livrar de uma dependência emocional
Gostariam de aprender a amar
Querem identificar e se libertar das dificuldades de relacionamentos
Identificar as pessoas Relevantes na sua vida
Aprender Como Lidar com a Rejeição
Compreender se as Reconciliações valem a Pena.
Apresentam problemas de Dependência Emocional
Estão em busca de aprimorar suas Relações Amorosas
Buscam formas de resgatar sua autoestima
Querem viver de forma mais autêntica
Querem evitar comparações;
Querem aprender a viver com mais autenticidade.
Apresentam formas disfuncionais de pensar e agir
pensamentos obsessivos, distorcidos intrusivos ou recorrentes;
ideação suicida, automutilação, agressividade exagerada.
Insônia;
oscilação de humor;
Compulsão alimentar;
Buscam uma reforma íntima para aumentar a Autoestima
Querem se livrar de alguns sentimentos ruins como a inveja, a culpa, a raiva, o ciúme;
Entenderam que é hora de superar a carência afetiva, e a dependência emocional;
Precisam perdoar, superar e vencer a dificuldade de mostrar sentimento;
Precisam aprender a explorar melhor suas Relações Amorosas
Superar a Dificuldade de relacionamentos
Superar a dificuldade demonstrar sentimentos;
Identificar e lidar com chantagem emocional;
Quem pode se beneficiar da Psicoterapia:
Pessoas em geral, não necessariamente pessoas com transtornos mentais.
A psicoterapia, realizada por psicólogos credenciados, é indicada para quem busca ajuda emocional.
Obrigada pela visita ao nosso site de Psicologia.
Se você chegou até aqui, é provável que estava a Procurar Terapia, Psicólogo, ou em busca de informações sobre diversos tópicos relacionados à psicologia e terapia.
Psicóloga, psicóloga sp,Links externos:
Conheca os Benefícios da Psicoterapia.
Saiba Mais sobre:
Psicólogos em SP oferecem terapia para ajudar as pessoas a lidar com problemas emocionais;
Psicólogos que atendem convênio em São Paulo por reembolso.
Com a Psicóloga online, não há mais distância entre o paciente e o psicóloga.
Saiba onde encontrar psicólogos Gratuitos ou acessíveis.
Psicóloga, psicóloga sp, psicóloga perto de mim, preço de consulta com Psicóloga, Psicóloga Online, Terapia de casal.
Psicólogo, psicólogo sp, psicólogo perto de mim, preço de consulta com Psicólogo, Psicólogo Online, Psicólogo Terapia de casal
terapia online
psicólogo pode ajudar
comportamento humano
outras áreas
é indicado
terapia cognitivo comportamental
ajudar o paciente
é ajudar
ansiedade depressão
papel do psicólogo
é necessário
bem estar
terapia é
saúde mental
psicólogos podem
outras pessoas
qualidade de vida
sinta confortável
psicólogo é
todas as pessoas
psicóloga perto de mim, preço de consulta com Psicóloga, Psicóloga Online, Terapia de casal.
Psicólogo, psicólogo sp, psicólogo perto de mim, preço de consulta com Psicólogo, Psicólogo Online, Psicólogo Terapia de casal
terapia online
psicólogo pode ajudar
comportamento humano
outras áreas
é indicado
terapia cognitivo comportamental
ajudar o paciente
é ajudar
ansiedade depressão
papel do psicólogo
é necessário
bem estar
terapia é
saúde mental
psicólogos podem
outras pessoas
qualidade de vida
sinta confortável
psicólogo é
todas as pessoas
Comentários