Um dos grandes desafios da convivência social, é interagir com pessoas pessimistas, ou negativas. São aquelas pessoas que enxergam todos os fatos pelo viés mais catastrófico possível, e raramente adotam uma postura minimamente realista da situação.
Quem são as pessoas negativas?
As pessoas negativas estão (quase) sempre adotando uma postura defensiva, mesmo diante dos melhores acontecimentos. E isto, é claro, afasta pessoas queridas do seu convívio, afinal ninguém gosta de ouvir falar em catástrofe o tempo todo, não é mesmo?
Porque nos afastamos dos pessimistas:
Além disso, há uma tendência a buscarmos o convívio de pessoas alegres, porque a alegria é contagiosa (por meio dos nossos neurônios espelhos, que possibilitam ao nosso cérebro reproduzir as emoções e comportamentos alheios), portanto passamos a encarar os acontecimentos de forma mais otimista.
Somos orientados pela nossa natureza a buscar nossa homeostase (equilíbrio) físico e mental o tempo todo, e isto nos leva muitas vezes a não ter contato com coisas ruins, portanto, a exclusão social dos pessimistas acaba sendo o 1º passo.
Quando a convivência com pessoas negativas é inevitável
Afastar-se delas não é egoísmo, mas em muitos casos, pode ser uma defesa contra pensamentos negativos e visões catastróficas. No entanto, em algumas situaçōes isto é impossível.
Como Lidar com pessoas negativas?
Vigilância constante:
Lembre-se que o negativismo é da pessoa, não seu. Você não é assim.
Questionar seus pensamentos
Quando perceber que está ficando negativo(a), faça uma análise crítica, para compreender se por acaso, não está sendo contaminado(a).
◈Psicóloga Maristela Vallim Botari - CRP-SP 06-121677
CRP-SP 06-121677
Av. Paulista, 2001 – cj 1911 Bela Vista, São Paulo/SP
CEP 01311-000 - Próximo ao Metrô Consolação
Whatsapp (11) 95091-1931
◈Saiba o que esperar de uma psicóloga
Psicólogos em SP oferecem terapia para ajudar as pessoas a lidar com problemas emocionais, como ansiedade, depressão e dificuldade de relacionamento e buscam "psicóloga perto de mim"
A psicoterapia, realizada por psicólogos credenciados, é indicada para quem busca ajuda emocional.
Com a terapia online, não há mais distância entre o paciente e o psicóloga.
É possível agendar sessões presenciais ou com a Psicóloga online. As Sessões de Psicoterapia oferecidas incluem terapia infantil, terapia de casal e terapia individual.
O acolhimento humanizado é uma das características da Psicologia sem Fronteiras, que busca ajudar pessoas em todo o mundo a lidar com problemas emocionais. A Ajuda emocional diferenciada, vai favorecer a compreensão dos pontos cegos da sua vida, e certamente você descobrirá talentos para lidar com várias situações e não perder mais tempo com relações fracassadas.
Comentários