top of page

Emoções ruins são contagiosas. Entenda o motivo.


PSICÓLOGOS EM SÃO PAULO PSICOLOGA VILA MARIANA PSICOLOGA PAULISTA


Por que nos deixamos contaminar por emoções ruins? (Vamos falar sobre Neurônios-espelhos)


 Sabe aquela sensação de bem estar que você sentiu subitamente na presença de alguém, e não sabe explicar de onde vem? É produzida pelos seus neurônios-espelhos.


Entendendo os neurônios espelhos


Pesquisadores observaram que os animais realizam comportamento espelhado, e que os humanos também demonstram esta capacidade de sincronizar movimentos e comportamento.


Porém, pesquisas mais recentes estão apontando que as emoções também podem ser espelhadas, e reproduzidas, como dizem os pesquisadores:


As emoções também podem ser espelhadas pois, quando vemos alguém chorar, por exemplo, nossas células refletem a expressão do sentimento que pode estar por trás das lágrimas e trazem de volta a lembrança de momentos que já vivenciamos. A essa capacidade dá-se o nome de empatia, uma das chaves para decifrar o comportamento e a socialização do ser humano. Essas células também refletem uma série de elementos da comunicação não verbal, como por exemplo, pequenas mudanças na face e no tom de voz nos ajudam a compreender o que o outro está pensando ou sentindo (Lameira et al, 2006).

Como as emoções ruins nos contaminam.

Não é difícil deste modo concluir que se estamos em um ambiente carregado de emoções ruins, somos tomados de emoções ruins também. Isto explica comportamentos violentos que ocorrem em massa , quando os ânimos estão acirrados (como manifestações ou esportes), pois a ira de uns \”contamina\” os outros. Por esta razão, muitas vezes, algumas pessoas não conseguem explicar de onde vem o seu estresse. 

Observe suas emoções ruins

Se você não consegue identificar em você mesmo… olhe a sua volta. Talvez o seu ambiente seja nocivo mentalmente. Isto vale também para justificar aquela mudança súbita de humor que algumas pessoas apresentam. Por meio dos nossos neurônios espelhos, conseguimos identificar um \”clima meio pesado\”, durante uma reunião de trabalho, ou uma discussão em família.

Como lidar com as emoções ruins?

Se sabemos que somos contaminados com a emoção do outro, então, a alternativa aqui seria manter a auto serenidade, o controle emocional, sabendo separar o que é nosso, daquilo que vem do outro. Este exercício não é fácil, mas é muito bom e eficiente.

A Psicoterapia pode ajudar no processo de controlar os pensamentos.

Lameira, A. P., Gawryszewski, L. G., & Pereira Jr., A. (2006). Neurones miroir. Psicologia USP, 17(4). 123-133


Comments


bottom of page